A minha trajetória de volta a Marinha Mercante começou há 1 ano, quando entrei em contato com o diretor de ensino do Sindmar, Oficial Serra para saber qual era o procedimento necessário para a renovação dos certificados já que estive por mais de 5 anos em terra e sabia que não seria simplesmente dar entrada e solicitar a renovação. Fui informada pelo já referido Serra que precisaria fazer um período de estágio supervisionado em navio de bandeira brasileira.
Começamos a procurar uma empresa que me fornecesse a carta para o estágio para solicitar o STCW provisório junto a DPC, com a ajuda de amigos queridos, Edson Souza da Luz e Karem Monique Rossi, que solicitaram junto à Aliança Navegação e Logística eu consegui a carta e demos entrada no certificado.
Como estávamos em plena pandemia demorou horrores para prontificar o certificado provisório.
Quando então tive acesso ao documento foi marcado o meu embarque pela empresa, entrei em quarentena e fui diagnosticado com o Covid e tive que voltar para a casa atrasando em mais de um mês o início do estágio, quando finalmente embarquei já estávamos no mês de julho. Terminados os 90 dias solicitei junto a empresa as declarações necessárias para a renovação dos certificados após isso o que seguiu foi sucessão de informações erradas e burocracias que me custaram quase 5 meses para que eu pudesse ter em mãos a certificação para poder voltar ao mercado de trabalho e quando achamos que estava tudo certo geraram uma última pendência em um certificado alegando que já estava fora do prazo de 90 dias de embarque nos últimos 6 meses, já que o 1031 demorou uma eternidade para ficar pronto. Entramos em contato com o responsável pela autoridade marítima que prontamente resolveu o problema.
Em resumo, foi um ano de muito desafio, porém no mês de março voltei à minha função na Marinha Mercante.
Agradeço muito ao Serra e a Marcia pela paciência e parceria nesse momento tão desafiador de minha vida e minha família pelo apoio incondicional.