Pular para o conteúdo

Primeiro Certificado 1031 Emitido para uma Oficial Aprovada no EROM-N

CERTIFICADO-1031-RAQUEL

Abaixo você lê as próprias palavras da 2OM Raquel Tinoco, aprovada no EROM (exame de revalidação dos certificados para Oficiais de Máquinas da Marinha Mercante Brasileira) e a primeira a receber o Certificado de Competência DPC-1031.

A aprovação no EROM é a confirmação que temos um excelente Ensino nos Centros de Instrução e que o serviço praticado com dedicação a bordo, não faz esquecer nosso ofício com o tempo.

Com certeza, o exame do EROM mostrou que tenho conhecimento de bordo, e tenho capacidade de desempenhar minhas funções nas máquinas, como sempre foi. Estou feliz pela conquista do certificado 1031 vencido em Março, e a oportunidade de fazer a prova em Junho.

Eu, como diversas mulheres mercantes, casei-me e quando optei em ter 2 filhos com idade próximas, entre amamentação e recuperação cirúrgica, os certificados se tornam obsoletos. O período desembarcado é essencial para uma gravidez saudável e a revalidação dos certificados não esperam a recuperação do corpo e a primeira infância dos filhos. Assim, embarquei a última vez grávida (sem saber) e quando volto ao trabalho, sou demitida no primeiro dia após a licença maternidade.

Deixo a sugestão de mudança no período de revalidação para mulheres em gestação e amamentação visto que obrigatoriamente não podemos exercer serviço a bordo. Em Provérbios 31:14 diz que a mulher virtuosa “… é como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão’, assim as mulheres mercantes o fazem.

E também deixo uma oportunidade de melhoria de termos a chance de revalidar outros certificados obrigatórios também vencidos, não adianta termos o certificado 1031 e não termos o restante da documentação obrigatório para o embarque imediato.

Agradeço ao Sindmar, em especial Sr Serra, por indicar o EROM e sempre batalhar por nossa Marinha Mercante.

Raquel Tinoco,

Segundo Oficial de máquinas.